PONTÃO DE CULTURA COMUNICAÇÃO EM REDE

O Pontão de Cultura Comunicação em Rede, tem objetivo de realizar ações de formação, articulação e
divulgação entre os pontos de cultura de Minas Gerais, com foco na proposta em comunicação e cultura
digital. As atividades ocorrerão de forma on-line e presencial compreendendo as 12 Mesorregiões de Minas Gerais e buscam fortalecer a Política Estadual de Cultura Viva e a Rede Mineira de Pontos de Cultura, valorizar as culturas populares e tradicionais, ampliar a inclusão digital e promover a diversidade cultural.

O Pontão é composto por um Comitê Gestor que terá o objetivo de colaborar no desenvolvimento de ações conjuntas de mobilização, articulação, formação, mapeamento, registro e expansão da Rede Cultura Viva, destinadas a difundir e acompanhar atividades das metas do Pontão Comunicação em Rede. A construção do Comitê Gestor se deu de forma fluida a partir do grupo de trabalho GT Comunicação da Rede Mineira dos Pontos de Cultura criado desde 2019.

A Associação Projeto Presente / Ponto Cultural e Ambiental da Serra do Cipó é a entidade proponente da proposta e responsável pela coordenação geral; Ponto de Cultura RECULT pela meta 5 gestão administrativa; Ponto de Cultura Instituto Gesto responsável pela meta 1 de Formação; Ponto de Cultura Culturando na montanha pela Meta 2 Articulação e Mobilização; Ponto de Cultura Coletivo Sejadoce! pela meta Produção Cultural e registro; e Coletivo Brigadas Digitais pela Meta 4 dos Núcleos Digitais e os pontos Ponto de Cultura NUTAC; Ponto de Cultura Loas Xakriabá Associação Indígena Artes Integradas Xakriabá Aldeia Barreiro Preto; Ponto de Cultura Voz da Terra; Ponto de Cultura Perola Negra.

Pontão de Cultura Comunicação em Rede lança o Edital Comunicação Cultura Viva 2026. Os Pontos de Cultura selecionados receberão kit multimídia em regime de empréstimo (notebook, celular, microfone, tripé e pacote de dados), além de formação técnica, política e pedagógica, acompanhamento contínuo e suporte metodológico ao longo de todo o processo. Cada Ponto de Cultura poderá indicar dois comunicadores culturais, que receberão bolsas mensais de R$ 600,00, totalizando 24 bolsas em todo o estado.

A iniciativa fortalece o protagonismo comunitário, a diversidade cultural e a atuação territorial em rede, articulando os núcleos à produção e circulação de conteúdos da WebTV Cultura Viva, ampliando vozes e aproximando territórios de Minas Gerais.

📍 Aberto a todas as Regiões Intermediárias de Minas Gerais
🗓 Inscrições abertas até 20 de janeiro 2026

🔗 Edital e inscrições:
https://blog.tvculturaviva.org.br

https://blog.tvculturaviva.org.br

O projeto Pontão Cultura Comunicação em Rede, número ID 17033, é viabilizado pela Politica Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Edital n°003/2024 e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais/Governo de Minas Gerais, e realizado por meio do Ministério da Cultura e o Governo Federal.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *